domingo, 8 de agosto de 2010

Homem de Ferro 2


Homem de Ferro 2 (Iron man 2, EUA, 2010). Dirigido por Jon Favreau. Com Robert Downey Jr, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson.


Bee

Vou fazer minha estreia aqui falando de Homem de Ferro 2. Este foi o quarto filme que vi no cinema em seis meses, e por bons motivos (leia-se um bebê de seis meses, na época, hoje com oito e meio), e na verdade posso contar nos dedos das mãos e pés quantos filmes eu assisti neste período.

Tony Stark está de volta!! Após o grande sucesso que consagrou Iron Man como uma das melhores e mais coerentes adaptações cinematográficas de super-heróis clássicos dos quadrinhos, esta continuação foi aguardada com muita expectativa, principalmente após o lançamento dos traillers mostrando uma parte dos desdobramentos que se seguiram à revelação final de Stark. Além de novos desafios, como um cara esquisito com dois chicotes de energia que prometem atrapalhar a vida de nosso herói, o governo americano tem interesses bastante patróticos na armadura do Homem de Ferro, o que sempre costuma ser um problema.

Iron Man 2 me divertiu bastante, pois tem (pra mim) alguns méritos dignos de nota. Primeiro, ele consegue ser uma sequência que se mantém razoavelmente no nível de seu predecessor, o que em si já é um fenômeno. Segundo, ele traz um dos meus atores preferidos da atualidade, o carismático Robert Downey Jr. Terceiro: Mickey Rourke. E não posso deixar de falar de Scarlett Johansson, uma das poucas mulheres do cinema que me fazem questionar minha sexualidade.

Trazer Downey Jr e Mickey Rourke juntos no mesmo filme é como uma celebração das fênix. Ambos são atores que estiveram no ostracismo por bastante tempo, e ressurgiram das cinzas de suas carreiras para roubar o show em Hollywood. Downey Jr. pode não ser o melhor ator do mundo, mas com certeza sabe escolher seus personagens, e os encarna com gosto - nada melhor do que um excêntrico, egocêntrico, narcisístico e megalomaníaco Tony Stark para provar isso. Já Rourke está absolutamente impagável como o Russo Ivan. Eu não faço a menor idéia de como é o sotaque de um russo falando inglês, mas eu aposto que Rourke fez bem feito, inclusive por ele ter visitado uma prisão russa para preparar o personagem. Aliás, não seria exagero da minha parte dizer que Mickey Rourke é o ponto alto do filme.

Não espere muito do roteiro de Iron Man 2, que é seu calcanhar de Aquiles. Previsível, meio bobo em algumas horas, apelativo em outros, mesmo assim nos traz momentos de uma diversão que me parece cada vez mais rara nos filmes de ação. As cenas de luta com a Scarlett são muito bem feitas, e risadas são garantidas ao longo do filme, inclusive porque seu diretor participa de algumas cenas como eficaz alívio cômico. Ele parece um sujeito bem-humorado. Não faço a menor idéia de como o filme se comporta enquanto adaptação dos quadrinhos, só sei que, enquanto nerd que não gosta muito de quadrinhos de super-heróis, Iron Man 2 vale o ingresso.

Frase do filme: “Eu quero meu pássaro”.


Pra ver: No cinema, telão, com o melhor som possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário